Heavy Metal, Rock e Blues: minhas considerações


Na imagem: à esquerda, Jimi Hendrix. Na direita, Howlin' Wolf e na parte de baixo Black Sabbath.

O rock pesado. Sim, ele já existia nos anos 60 e eu o encontro em bandas como Beatles, Who, MC5, Doors, Animals, Hendrix e em muitas outras. De fato na época nunca houve bandas que seguissem tal ritmo especificamente e isso só veio de modo sólido com bandas no final da década de 60 e início de 70 em dois segmentos: Hard Rock e Heavy Metal. Então como se enquadra o rock pesado nisso? Onde termina o hard rock e se inicia o Heavy Metal?

O termo "rock pesado" (do inglês heavy rock) é uma forma genérica pra diversos subgêneros da música rock em que se é executado de uma forma enérgica e destoante de outros rock. Seja pela parte instrumental, pelo vocal e/ ou, geralmente, por ambos. Por exemplo, na década de 70 Aerosmith já era rock pesado. O punk do Discharge era rock pesado. Linkin Park é rock pesado. E o que eles têm em comum? Pouca coisa exceto que todas elas não tocavam Heavy Metal. Mas e então? 


Bem, Heavy Metal não é sinônimo de rock pesado como também não é de blues pesado. Heavy Metal é sinônimo apenas dele mesmo, Heavy Metal. E embora houvesse bandas que tocassem música pesada desde a década de 60 isso não quer dizer necessariamente que elas fossem Heavy Metal. Heavy Metal é um estilo próprio com suas bases e definições e não um termo guarda-chuva. É um estilo que transcendeu suas origens assim como o rock and roll transcendeu o blues e o country.

Mas Heavy Metal é um tipo de rock pesado, certo? Olha, eu prefiro dizer que Heavy Metal sequer é um tipo de rock. Penso que colocar o Heavy Metal como um tipo de rock pesado é, na verdade, muito impreciso e simplista e não faz jus às suas raízes.

Heavy Metal está para o rock tanto quanto para o blues mesmo não sendo nenhum dos dois estilos e ainda assim tendo estes dois como formação dele próprio. E vale dizer que nessa época, década de 60, o rock já havia se separado bastante musicalmente do blues. Coisa que não tinha ocorrido na década anterior pois rock and roll era essencialmente a mistura de blues e country.

O Hard Rock, heterogêneo e vindo de vários ritmos dentro do próprio rock, sim é um tipo de rock pesado e, por consequência, um legítimo filho do rock and roll iniciado por Little Richard, Elvis Presley, Chuck Berry e outros mesmo tendo alguma influência mais leve de blues. Mas Heavy Metal... não.
O Heavy Metal nasceu dentro do contexto das bandas britânicas de blues que, embora dentro da cena comercial do rock, estava também próximo do blues musicalmente falando. Quando o rock já havia se separado quase que por completo do blues o Heavy Metal surge como um resgate porém de forma inovadora.

Se por um lado o Heavy Metal tenha sido influenciado pelo classic rock dos anos 60, por outro ele era uma nova forma de se fazer blues vindo do blues elétrico que se tinha em Chicago. Com os diferenciais de algo mais agressivo e enérgico do próprio blues enérgico britânico e acabando por criar algo totalmente novo que era pegar notas de blues mas basear a música em riffs. Que aliás, riffs eram muito pouco usados na época.


Assim, tudo que veio fortemente influenciado por essa forma de se fazer música ficou conhecido como Heavy Metal. Claro que, pouco tempo depois esta música mudou e muito do que era próximo do blues musicalmente acabou sendo tirado pra lapidar ainda mais o estilo. E é isso o que faz do Heavy Metal o que ele é.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Elena Landau, privatização não faz parte do livre-mercado

Oito horas da manhã

A visão estreita do Brasil Paralelo sobre 1964