Liberdade, 'pero no mucho'



Então vai se confirmando o por quê o tal "movimento libertário" brasileiro (que de libertário tem praticamente nada se comparado com reivindicações libertárias dos anarquistas) vem mostrando de um liberalismo como sempre foi pregado na América Latina: discurso supérfluo, conservador e incoerente. Seja na voz de um professor machista, nos escritos de um economista elitista ou de candidatos caricatos.

Do mesmo modo que o movimento liberal americano, de caráter mais radical e coerente iniciado na década de 60, se moveu sobremaneira à direita, assim ocorre no Brasil. Aquele mote "nova esquerda", insosso é verdade, que tentaram cogitar para encorajar um suposto comportamento de oposição ao tal "movimento libertário", se mostra nada mais que uma mera cogitação esquecida pelo tempo, tendo nem sequer nascido. Simplesmente porque esse comportamento nunca existiu, nunca foi oposição de fato, e ele está comumente inserido em instituições diversas, em páginas de facebook, discussão de fóruns de internet e em agrupamento de estudantes. Tal comportamento, se visto de modo menos pessoal, busca reciclar ideias ultrapassadas, por dar vozes para pessoas públicas elitistas, machistas, conservadoras, preconceituosas e coisas do tipo e misturar com algo um tanto diferenciado.
Esse é o tipo de liberalismo que eu tenho cada vez mais me distanciado para bem longe. Parafraseando uma citação muito feliz de Bob Black, "Liberalismo é apenas conservadorismo com um verniz racionalista/ positivista".

Se existe um liberalismo do qual eu venho me identificando mais, ele está naquele ligado às causas legitimamente esquerdistas, opositoras e progressistas. De um liberalismo já quase esquecido, é verdade, não fosse por algumas vozes, um ou outro autor do meio e meia-dúzia de entusiastas em fóruns. Dado que eu tive uma digressão no meu modo de pensar politicamente falando, cada vez mais apegado às causas de raiz, é natural que eu me sinta mais confortável com pessoas desse meio. Muito embora eu tenha minhas diferenças, que não são poucas, com tais pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Elena Landau, privatização não faz parte do livre-mercado

Oito horas da manhã

A visão estreita do Brasil Paralelo sobre 1964