"Koch Brothers" ganham destaque no Brasil




Enfim, a mídia progressista brasileira descobre os Koch Brothers. Para quem não está familiarizado com o assunto, os irmãos Koch (David e Charles) fazem parte de uma família americana de empresários dona da Koch Industries, uma gigante corporativa que atua em setores petrolíferos, energéticos, minerais, etc. Mais do que homens de negócio, os irmãos Koch também são muito conhecidos por se envolverem com atividades políticas ligadas à grupos da direita política americana.

Embora a mídia tenha vindo com informações que chegam a beirar especulações ao invés de um jornalismo investigativo de verdade, ao menos no que tange a uma pretensa ligação entre as empreitadas desta familia no Brasil, as denúncias sobre esta família valem entrar em pauta. Mas uma coisa é interessante para deixar claro: os primeiros a denunciarem os Koch não foram grupos de esquerda, mas os próprio liberais americanos descontentes com seu poderio de influência e controle. Denominados de libertarians (libertarianistas), já que nos EUA, por uma questão cultural, o termo liberals tem um conotação próxima de grupos social-democratas, alguns destes liberais eram contrários ao envolvimento dos Koch em ambientes propriamente liberais. Não apenas isso, mas também não participavam de agremiações onde essa família estava associado.
Cartaz do filme "Koch Brothers Exposed",
documentário que traz críticas e denúncias.

Um dos primeiros a denunciar as ações desta família de industríários foi Samuel Konkin, um ativista e teórico libertarianista radical de viés anarquista que fazia um papel de oposição já na distante década de 70. Em suas palestras e escritos, Konkin costumava referenciar os irmãos David e Charles de "Kochtopus", numa referência a um polvo (no inglês octopus) com seus tentáculos controlando e influenciado os demais grupos políticos para benefício próprio. Konkin, influenciado pelo movimento Nova Esquerda, também fundou um próprio movimento chamado "esquerda libertariana", em que busca um liberalismo de caráter radical e voltado para causas progressistas, bem como de oposição à corrente liberal mainstream. E este grupo de liberais existe até hoje, tendo seus adeptos mantendo-se críticos aos irmãos Koch até hoje.

Leitura recomendada:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Elena Landau, privatização não faz parte do livre-mercado

Oito horas da manhã

A visão estreita do Brasil Paralelo sobre 1964