Melancolia nossa de cada dia



Não sei bem ao certo se por alguma experiência já vivida ou por outro motivo qualquer, a verdade é que eu tenho um certo fascínio pela relação que os sentimentos pessimistas nos trazem. Sentimentos como o lamento, o medo, a tristeza, o desespero, etc.
Diferente dos sentimentos baseados na felicidade, aqueles vindos da tristeza mostram um outro lado do ser humano. Veja bem, não é uma exaltação da sofridão em si (nem levo jeito para apegos masoquistas), mas pela expressão verdadeira e natural normalmente mostrada pelas pessoas quando emoções assim aparecem. E é por isso que eu acho tão bonito, pois é quando uma pessoa se mostra sendo apenas ela mesma, isto é, humana.

Claro que não é lá muito prazeroso (e até mesmo saudável) viver numa condição sôfrega por muito tempo. Mas a verdade é que isso é da nossa natureza e também há a sua beleza. 
E penso que expressar sentimentos tristes deve ser visto como algo tão natural e, em um grau não constante, sadio (visto de um ponto de vista do desabafo, de pôr para fora algo "entalado na garganta") como qualquer outro sentimento. Apreciar o que se relaciona com o triste não faz de ninguém "estranho". Ao contrário, nos faz lembrar quem realmente somos.

O sentimento de luto, por exemplo, é algo primordial e necessário para alguém que perdeu um ente querido. É real e por isso deve ser respeitado. Eu imagino que p
erder alguém especial sem passar pelo luto deve ser horrível (particularmente eu nunca tive tal experiência e espero não tê-la). Que é o que ocorre com pessoas que tiveram seus entes arrancados do seio familiar e nunca mais obtiveram notícias. São pessoas que vivem da angústia diária, da dor sem fim e percebo que é perdurada por toda a vida. É nesse momento que o luto entra em ação para dar a aceitação tão esperada da perda.

Penso que quando expressamos alguma tristeza geralmente ela soa mais verdadeira do que quando expressamos a felicidade. A começar que o triste é tabu. Ninguém quer transparecer isso, ninguém quer ser visto em estado melancólico. Porque é vergonhoso. Tendemos a enxergar a tristeza de uma forma até pejorativa, muitas vezes censurando pessoas com tais comportamentos. "Vê lá, homem não chora..." Isso não ocorre quando expressamos sentimentos de felicidade. Na verdade tendemos a buscar o exagero ao nos expressarmos com emoções alegres.
Talvez por isso eu me identifique mais com temas de tristeza na arte, especificamente literatura e música. Porque a tristeza, em certos âmbitos, costuma mostrar uma experiência mais verdadeira de alguém, de algo mais pé no chão e não de um conto de fadas e ideias abstratas. Sentir não é abstração.
É assim. Que os versos com temas como desespero, sofrimento, medo, lamento, raiva, etc. permaneçam vivos por muito tempo. Talvez desse modo aceitaremos melhor o momento de angústia de quem quer que seja, principalmente de nós mesmos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não Elena Landau, privatização não faz parte do livre-mercado

Oito horas da manhã

A visão estreita do Brasil Paralelo sobre 1964